No evangelho de Jesus escrito por Lucas no cap. 19, VS. 1 a 10, é relatado a história de Zaqueu,( um judeu que cobrava imposto para Roma, por isso era considerado pelos fariseus e doutores da lei como pecador) como era de baixa estatura e ante a grande multidão que seguia Jesus não conseguiria vê-Lo,então decidiu subir em uma figueira brava. (Lc. 19,v.4)
Figueira brava (sicômoro), Árvore robusta de raizes fortes e profundas, galhos grossos , que produz figos de qualidade inferior.
Zaqueu sabia que os que executavam a lei não o aceitaria, por que trabalhava para o governo que os oprimia, então resolveu se voltar para graça (Jesus Cristo). Ele era consciente das dificuldades que sua condição o trazia, ele via a barreira intransponível com raízes fortes e profundas( as tradições religiosas), galhos grossos ( o descrédito da multidão que o apontaria como pecador e indigno de chegar até o Mestre).
Então resolveu passar por cima de tudo isto, escalou o forte tronco e tranpôs os grossos galhos, pois sabia que valeria a pena, e, a recompensa veio no versículo 5, quando Jesus o pede para descer de pressa pois iria posar em sua casa.
Ah! Mesmo assim o povo não reconheceu o seu esforço, pois murmuraram dizendo que ele não merecia que Jesus entrasse em sua casa pois era pecador. (Lc. 19. V. 7).
Jesus sempre esta olhando o seu esforço, se precisares romper com tudo e com todos, saiba que será recompensado ( Mc. Cap. 10, VS. 29 e 30).
No v. 8 de Lc. 19, vemos o resultado desse encontro, depois de subir na figueira enfrentando as dificuldades por sua pequena estatura e ao descer a murmuração da multidão, Zaqueu reconhece que Jesus é maior que tudo que havia adquirido, e resolve retribuir quadruplicado se tivesse defraudado alguém.
Quando reconhecemos Jesus como nosso único e suficiente salvador, Ele sempre nos dará uma resposta como deu a Zaqueu (Lc. 19 v. 9). Hoje veio salvação a esta casa.
Mesmo que não reconheçam o seu esforço, mesmo que não acreditem na sua conversão, mesmo que tenha que se indispor com a família,”vale a pena subir na figueira”, pois ao descer Jesus estará lhe esperando.
Valdinei Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário