Seja bem vindo

Sejam bem vindos ao meu blog, leia as matérias, veja as fotos, confira os artigos, deixe sua opinião, comente ,divulgue.

obrigado


Valdinei Fernandes

quarta-feira, 17 de março de 2021

Palavras ou Gestos?





 

PALAVRAS OU GESTOS?

  "Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e porque estais tristes?", está frase é uma pregunta de Jesus a dois de seus discípulos,  em Lc. cap. 24, v. 17, percebemos que é uma palavra de tristeza que vai sendo comentada entre as personagens.

   Esta história  é narrada no evangelho registrado  por Lucas cap, 24, a partir do v. 13, nos conta sobre os discípulos de Jesus, que estão indo em direção a aldeia de Emaus, que distava de Jerusalém cerca de 12km, era domingo pela manhã, Jesus jé havia ressuscitado, mas estes dois mesmo de posse da informação sobre a ressurreição, ainda pensava na morte, na perca do mestre, no fim do sonho, na falência do projeto (projeto esse que falaremos mais a frente), pressuponho, ser os doze  quilômetros mais angustiantes de suas vidas, permeados tristeza, dor, raiva, decepção, parecia que tudo tinha dado  errado e, isto podemos notar na palavra de  resposta dada a pregunta feita por Jesus.

    "És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela tem sucedido neste dias?", no v. 18, Cleopas responde Jesus com outra pergunta, mostrando desprezo a  alguém que não sabia da sua dor e tristeza, na maioria das vezes somos assim se as pessoas não sabem ou não compreendem nossa dor, nossas palavras serão de desprezo, ou seja se não pode me entender não te quero por perto. Mas Jesus foi insistente, pois sabia o que estava se passando com eles e, também sabe o que se passa com você, mesmo que você só tenha palavras ásperas e de desprezo para com jesus ele ainda te ama e quer se revelar como o unico que pode resolver seu problema.

    Voltando a historia dos discípulos indo para Emaus, com a insistência de Jesus em saber, eles então começam a contar sobre o que estavam a falar, "que dizem a respeito a Jesus o Nazareno, que foi profeta poderoso em obras e em palavras...como os principais sacerdotes e príncipes o entregaram a condenação de morte e o crucificaram", assim destilam toda sua indignação, dor, tristeza, decepção, etc.

  No v. 21 conseguimos entender um pouco de tudo que estão sentindo, pois aqui revelam o projeto deles que  não dera certo e trouxe toda esta frustração: "E nós esperávamos que fosse ele que remisse Israel...". Eles esperavam que Jesus tomasse de assalto o trono que estava nas mãos de Roma e devolvesse o reino a Israel, ou seja pensavam nas coisas da terra.

  No desenrolar do texto Jesus fala sobre tudo que havia ocorrido e que tudo esta registrado desde Moises até os profetas e os advertindo que eram nécios e tardios de coração para entender, assim somos nós sempre ouvimos que Jesus nos ama, que tem os melhores projetos para nossas vidas, mas quase sempre desprezamos os propósitos de Deus e nos desesperamos em nosso projetos falidos. Mas quando chegaram em casa e sentados a mesa o milagre acontece, Jesus sem dizer palavra alguma, somente com o gesto de abençoar o pão e o partir, seus olhos e entendimentos foram abertos.

  Sei que temos muitas palavras para dizer, perguntas para fazer, indagações, decepções, raiva e, tudo isso precisa de resposta, mas Jesus apenas com o gesto de se partir na cruz e se dando em perdão pelos nossos pecados é a resposta para todas as palavras.


Valdinei Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário